Mensagens para refletir:

Lembre-se, um dia sem acidente passa despercebido, mas um dia com acidente, jamais será esquecido!
Eduquem as crianças hoje, para não precisar punir os homens amanhã!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Facebook tira do ar fotos de mulher com câncer de mama por serem ‘pornôs’

Facebook retirou do ar imagens de Joanne Jackson, de 40 anos, que sobreviveu ao câncer de mama. A moradora de Thornhill, no Canadá, fez uma sessão de fotografia para comemorar o feito e publicou o ensaio na rede social. O problema é que, em algumas fotos, ela aparece com cicatrizes das cirurgias nos seios, o que foi considerado “nudez” pelo Facebook. Jackson, obviamente, ficou muito irritada. Segundo ela, não há motivos para acreditar que as suas imagens têm alguma conotação sexual que vá de encontro ao que diz a política do Facebook. A mulher explica que só quis mostrar a sua "volta por cima" após uma doença tão complicada.

“Não há nada explícito ou pornográfico nessas fotos. Essa não era a ideia, de jeito nenhum”, comentou em entrevista ao jornal Daily Mail.
Quem sugeriu o ensaio foi um amigo de Jackson, um fotógrafo profissional, Paul Hodgson. Ela achou a ideia muito boa não pelo fato de se exibir, mas sim para provar que “há vida” após estes problemas e servir de inspiração para outras pessoas.
“Eu tive câncer de mama e decidi que isso não me impediria de viver. Essa cicatriz não define quem sou e nem me faz menos atraente como mulher”, completou.
Um representante do Facebook revelou ao diário inglês que este tipo de fotografia vem sendo, sim, removida dos álbuns da rede social pois algumas podem infringir as regras do site.

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas





Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


Institui o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  Esta Lei institui um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas. 
Art. 2o  É instituído o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. 
Parágrafo único.  Na data de que trata este artigo, as entidades governamentais e não governamentais poderão, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolver atividades como: 
I - palestras; 
II - concursos de frase ou redação; 
III - eleição de cipeiro escolar; 
IV - visitações em empresas. 
Art. 3o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília,  16  de  maio  de  2012; 191o da Independência e 124o da República. 
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Alexandre Rocha Santos Padilha
Este texto não substitui o publicado no DOU de 17.5.2012

Prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe


Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho

A meta é vacinar 80% da população-alvo. Balanço parcial indica cobertura 52,5%, com melhor adesão das crianças
O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.
O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. No entanto, se não mantermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano.
Lembre-se,  "a prevenção é o melhor remédio".

terça-feira, 15 de maio de 2012

Alteração na Norma Regulamentadora 18, conforme Portaria SIT n°318


Norma Regulamentadora 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
A Portaria SIT nº 318, de 08/05/2012, publicada no DOU de 09/05/2012, altera a Norma Regulamentadora nº 18, aprovada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08/06/1978, passando a vigorar com as seguintes alterações:
Nas edificações com, no mínimo, 4 pavimentos ou altura de 12m a partir do nível do térreo devem ser instalados dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.
Os pontos de ancoragem devem, entre outros, suportar uma carga pontual de 1.500 Kgf (mil e quinhentos quilogramas-força).
A ancoragem deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indeléveis e bem visíveis:

a) razão social do fabricante e o seu CNPJ;
b) indicação da carga de 1.500 Kgf;
c) material da qual é constituído;
d) número de fabricação/série.


Esse último dispositivo entrará em vigor seis meses após a publicação deste ato e somente se aplicará para projetos aprovados pelos órgãos competentes após este prazo

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aprovado projeto que prevê seguro-desemprego para domésticos sem inscrição no FGTS

Ainda falta muito, mas agora podemos dizer, que os empregados domésticos estão recebendo o reconhecimento merecido pelos seus serviços. Sem dúvida nenhuma, foi dado um passo importante para a valorização da classe. Esperamos que se concretize! Confira: http://blog.mte.gov.br/?p=7971

sexta-feira, 4 de maio de 2012

NR 35 - Trabalho em Altura

A nova NR35 -  Trabalho em Altura saiu do forno e agora mais do que nunca, temos que nos adequar a essas normas de segurança. Resolvi postar esse dois vídeos, para ilustrar quais são as medidas de segurança que devemos tomar e quais os Equipamentos de Proteção devemos utilizar para desempenhar com segurança as atividades exercida sobre altura com risco de queda.

Vídeo completo de como utilizar os equipamentos de Proteção para Trabalho em Altura.
- Colocação e ajuste do cinturão HL009, HL012 e HL005
- Técnica de movimentação vertical em linha rígida e linha flexível
- Técnica de movimentação horizontal (trava-quedas retrátil)
- Técnica de deslocamento com talabarte duplo
- Técnica de posicionamento em altura
- Elaboração de linha de vida provisória com bastão de ancoragem


Esse vídeo mostra a maneira correta de se montar Andaimes e traz também dicas importantes para você desempenhar a sua atividade com segurança sobre eles.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mais vale prevenir, do que remediar!!!

Desde os primórdios...
É difícil de acreditar que nos dias de hoje, ainda se gasta mais com acidentes de trabalho, do que com investimentos em prevenção dos mesmos. Antigamente podia se dizer que não existiam tantos recursos assim e que as informações sobre acidentes eram meras coincidências. Mas hoje não, todos os dias ouvimos e presenciamos notícias que só fazem aumentar as estatísticas de incapacidade, doenças e mortes relacionadas a acidentes de trabalhos. O mais engraçado, é que uma das frases mais antigas que conhecemos, para alguns, ela ainda não faz valer a sua máxima e oque mais nos causa indignação, é ainda vermos o descaso com que esse assunto é tratado por muitos empregadores e empregados. Se tem coisa que mais me incomoda, é escutar alguém dizer: 
- Mas isso só acontece com os outros!
Não sei se estou desatualizado ou sou brega demais, mas para mim, " a prevenção ainda, é o melhor remédio".
▲ Topo